top of page

O que é Laudo Ergonômico?

A principal diferença entre laudo ergonômico e Análise Ergonômica do Trabalho é que o primeiro é um documento e o segundo um procedimento técnico.

Vamos ficar, por enquanto, com o laudo. Por ser um documento, podemos deduzir que ele é uma garantia para a empresa, que comprova algo. Isso implica dizer que ele retrata um diagnóstico.

Sendo assim, tanto pode ser utilizado em caso de ações judiciais movidas contra a empresa, atestando que a mesma fez a AET e implementou rotinas de ergonomia.

O laudo pode servir, também, como documento para implementação das soluções ergonômicas, caso ele retrate fielmente o diagnóstico feito pela AET.

Não há uma legislação que normatize a elaboração de um laudo. Por isso toda essa confusão, mas sustenta-se que deva conter três variáveis:

– Condições organizacionais: relacionando os riscos decorrentes de fatores como rotinas, pressão por metas, organização das atividades, desgastes físicos, etc.

– Condições ambientais: relacionando os riscos trazidos pelas condições do ambiente, como umidade, temperatura, ruído, luminosidade, etc.

– Condições físicas: relacionadas ao posto de trabalho, que acarretem riscos para as funções biomecânicas.

Enquanto documento, parece natural que se exija do laudo que ele contenha também as medidas implementadas para neutralizar ou atenuar esses riscos.

Os laudos são de três diferentes tipos:

• Laudo Ergonômico do Objeto;

• Laudo Ergonômico do Posto de Trabalho;

• Laudo Ergonômico Funcional.


Comentarii


bottom of page