top of page

TERMOGRAFIA NA INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

A vantagem da utilização de câmeras termográficas é poder, não apenas medir a temperatura, mas também “enxergá-la”. Desta forma obtém-se, além do valor de temperatura absoluta, uma “fotografia” do gradiente de temperatura de um equipamento. Isto permite comparar os gradientes de equipamentos similares, e também localizar com boa precisão as regiões com possíveis falhas.

A figura 3 mostra, por exemplo, as imagens termográficas de quatro transformadores idênticos. Percebe-se que um deles trabalha a uma temperatura 20% acima dos demais na região da bobina. Esta diferença não se traduz necessariamente em uma falha, mas emite um alerta e a necessidade por uma investigação mais aprofundada.

Figura 3: Termografia de transformadores. (Fonte: Ledefi Automação) Em outros casos, a anomalia está mais evidente, como demonstrado na figura 4. A inspeção termográfica de painéis de alimentação geral, relativamente novos, de uma indústria, indicou a presença de um ponto quente em um dos componentes elétricos. A identificação e localização da anomalia foi realizada comparando-se componentes similares localizados logo ao lado, sem a necessidade de contato físico com os componentes. Neste caso, foi possível alertar as equipes de manutenção preventivamente, permitindo-lhes realizar a correção da falha de modo programado e evitando paradas inesperadas da linha de produção.

Figura 4: Termografia identificando anomalia em um dos disjuntores. (Fonte: Ledefi Automação)



Por: Bruno Bueckmann Diegoli e Daniel Gavlaki

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page